Quem tem pelo menos 45 anos lembra bem da figura acima. É o trapalhão Maxwell Smart, do “Agente 86” (em inglês “Get Smart” ou “Fique esperto”). Steve Carell fez um bom trabalho no filme “remake” do pastelão dos anos 60 e 70. Trata-se de um cretino sortudo que por sabe-se lá que meios, se tornou agente de uma rede de espionagem americana à lá Cia, chamada “C.O.N.T.R.O.L.”. Era o auge da guerra fria, e a TV americana fazia piada com a situação. Do outro lado do “Controle” estava a organização (provavelmente da então Alemanha Oriental) chamada “K.A.O.S.”. Outro panaca, o agente Siegfried “Sig”, com planos mirabolantes para destruir o ocidente e implantar um regime ditatorial baseado no “Kaos”.
A quem não viu, recomendo ver, porque é um microcosmo satírico de algo que estamos prestes a viver de novo – talvez não tão engraçado. Estamos diante do ressurgimento de uma contraposição cada vez mais forte do Caos ao Controle.
Tudo está sendo feito no sentido de, desta vez, colocar os espiões não como “invasores” dentro do Ocidente, mas ter aqui gente nascida e criada debaixo da liberdade e padrão de vida ocidental, somente que fervorosos e fieis adeptos de uma ideologia que não conhecem bem mas que nós sabemos o que quer e no que vai dar. As Venezuelas, Cubas e Coreias do Norte da vida não são suficientes para desencorajar esse “amor” por esta causa que está cada dia mais próxima de nós e mais “raivosa”.
Os autores da série de TV tiveram sacadas ótimas com os nomes, pois é disso mesmo que se tratava antes, e se trata agora – Criar o K.A.O.S. a fim de assumir o C.O.N.T.R.O.L…, e do lado do ocidente, manter o C.O.N.T.R.O.L…a fim de evitar o K.A.O.S.. A coisa tá de volta com força total… só que em vez de governos atrás da Cortina de Ferro, temos agentes do K.A.O.S. infiltrados entre nós, trabalhando dia a dia por um caos que lhes beneficie, em última análise. Tudo isso travestido de “amor” e “carinho” pelo ser humano.
Até a palavra Controle assumiu significados novos. No meu tempo moleque, os pais lutavam pra que a gente fosse independente e assumisse o Controle, pra não cair no Caos. Isso significava pôr ordem sobre a própria vida e a busca incessante por fazer o que é certo. Arrumar a cama todo dia e pagar as contas em dia e assumir responsabilidades pelos seus – pais e filhos. Hoje, Controle é palavrão, em muitos meios.
Max Smart tinha um telefone no sapato, um celular fora de época, muito eficiente – mas tinha que tirar do pé, e depois recolocar. Um K.A.O.S.. no Controle. Era uma piada, mas é o que às vezes queremos fazer. Criamos uma situação complicada pra resolver um problema mais simples do que a solução mesma. Hoje fazemos o mesmo: soluções que políticos dão às coisas parecem um celular no sapato. Até funciona – se você estiver disposto a baixar, tirar o sapato, virar uma chave no salto, colocar o ouvido na sola, discar, depois recolocar tudo no lugar e ainda ter que cheirar o próprio chulé.
Fazem parte desse tipo de solução a taxação das grandes fortunas, a CLT, o emaranhado tributário atual, as saidinhas de fim de ano pra presidiários, as ações dos partidos junto ao STF, e mais um caminhão de leis tão bem intencionadas quanto o sapato-telefone do Agente 86. E nós cheirando chulé para falar.
Além das soluções tipo “sapato-telefone”, tem o Caos que é criado propositalmente para dar a falsa sensação de que o “Grande Irmão – Governo” está cuidando de todos. São as soluções que cabem numa frase curta e apelativa, mas cujos resultados são espantosamente ruins e de difícil explicação. Cada frase do tipo “meu corpo, minhas regras“, “viva a redistribuição de renda“, “por uma política de quotas para negros, gays, mulheres, etc“, entre outras, contêm venenos terríveis, de efeitos nocivos, mas não imediatos, sobre a vida de todos nós. Só que pra rebater cada uma dessas frases com racionalidade, gastamos tanto tempo que perdemos a atenção do interlocutor, que prefere a solução simples da frase feita.
Segundo os agentes do K.A.O.S., Controle é ruim, pois que ele no fundo emana de cada um de nós. É o conjunto de nossos controles individuais diários, nas pequenas ações, e é da nossa independência intelectual, financeira e moral que obtemos o Controle que nos leva a precisar menos e menos da burocracia estatal. Não queremos e não devemos nos submeter a governo algum, exceto no sentido de que o governo deva ser empregado e não patrão de todos nós.
Eu quero Controle. Deixe o K.A.O.S. pro Sig…
Voto fervorosamente por – CONTROLE –
Mas será que ainda adianta você usar todo o seu acervo cultural, sua memória fantástica e lógica para escrever tão brilhante texto?
Só Ele poderá ajudar a ter o que merecemos…
Gostaria de saber o que Ele diz sobre essa COISA monstruosa que poderá nos varrer do planetinha azul.
O que todos nós, de fato merecemos?
O que merecemos é difícil dizer. Na verdade existe um adágio que diz que tudo sempre ruma para o Caos… Você lava um carro e o guarda na garagem. Mesmo sem apedrejá-lo, sujá-lo ou mesmo usá-lo, depois de um tempo vira pó… Se o mundo, as instituições e as relações humanas são assim quando a gente cuida dele, imagina tendo louco no mundo botando fogo em tudo!
O que nos terá trazido ao ponto que chegamos? Será que se trata só de coisas da ALMA, ou somos mesmo um bando de cretinos que viemos ocupar o planetinha azul, tão lindo, espetacularmente aprazível, e que seria um espaço mais que perfeito para ANJOS?
Será que o DIVINO SER equivocou-se?
Tratar-se-ia de uma prova de fogo?
Poderíamos ser menos perigosos para nós mesmos?
No rota que voamos, e insistimos em rever, olhar com mais cuidado a carta de navegação, o nosso destino, ao que parece, não terá uma pista de pouso nem mesmo esburacada.
O Kaos nos engolirá a todos?
Ainda bem que não verei tal apocalipse.
Mas morro de dó dos meus anjinhos que poderão vê-lo.
É verdade,mas se eles estiverem com JESUS CRISTO,, estarão tranquilos…. O importante é nós LHES mostramos o caminho 🙏🙏🙏😘🙏
Mas e quando os anjinhos não querem ver nem mesmo um palmo a frente dos seus próprios olhos? Penso que aí só resta a oração daqueles que crêem.
Contudo, me resta imaginar, que o livre arbítrio, sempre ele, pode ter sido outro erro DELE…
Talvez eu esteja apressado no meu julgamento pela escassez de tempo.
Desculpe pela falta do NÃO antes do REVER…
É verdade,mas se eles estiverem com JESUS CRISTO,, estarão tranquilos…. O importante é nós LHES mostramos o caminho 🙏🙏🙏😘🙏